Gostou do artigo? Compartilhe!

Gastrectomia vertical versus com derivação gástrica em Y-de-Roux: análise retrospectiva da perda de peso em um grupo de cirurgia bariátrica

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Introdução: A obesidade é uma doença multifatorial, com prevalência crescente, que acomete milhões de pessoas em todo o mundo.

Objeto: Foram estudados 177 pacientes submetidos a cirurgia bariátrica e metabólica no período de 03 de janeiro de 2014 a 17 de outubro de 2015.

Justificativa: O grande número de indivíduos obesos e a efetividade das intervenções bariátricas têm despertado interesse progressivo em diferentes operações que induzem perda ponderal.

Objetivo geral: Avaliar a equivalência da operação gastrectomia vertical (GV), em relação à operação derivação gástrica em Y-de-Roux (DGYR), na indução de perda ponderal em obesos.

Metodologia: As operações foram realizadas no período de janeiro de 2014 a outubro de 2015. Foram analisados 532 pacientes obesos, dos quais foram selecionados 177 pacientes. Foram considerados critérios de inclusão: ter realizado consulta inicial e reconsulta entre 12 e 14 meses após a cirurgia, ser obeso com IMC maior de 35 (inclusive), ter entre 18 e 65 anos de idade (inclusive), e ter fracasso em tratamento conservador da obesidade instituído por um período mínimo de dois anos.

Resultado: A GV é mais equivalente a DGYR em induzir perda ponderal, um ano após a intervenção.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

1) A GV é tão efetiva quanto a DGYR em induzir perda ponderal, um ano após a intervenção. 

2) A gastrectomia vertical deve ser considerada como opção para o tratamento cirúrgico da obesidade mórbida, logo após a operação considerada por muitos como a padrão-ouro, a gastroplastia vertical com derivação gástrica em Y-de-Roux. 

3) Novos estudos com outras populações e com seguimento prolongado são necessários para entendimento apropriado da indução cirúrgica de perda ponderal

Autor

Dr Cássio Renato Montenegro de Lima

Dr Cássio Renato Montenegro de Lima

Gastroenterologista, Cirurgia Bariátrica

Pós-doutorado em Cirurgia no(a) Universidade de Hannover.